Qualidade na produção de aves

A busca pela qualidade da carne que será levada à mesa do consumidor tem relação com o esforço de vários segmentos da cadeia produtiva. O produtor é o personagem central desse trabalho. De outro lado, está o empenho da pesquisa, que estuda soluções tecnológicas para agregar melhorias ao campo.

Dentre essas soluções está a definição da genética, um dos primeiros passos para iniciar o planejamento da produção. No caso da avicultura, a escolha das linhagens ou materiais genéticos leva em consideração o tipo de produção que se deseja.

O manejo da produção é também parte essencial para garantir a qualidade da carne e integra os esforços da cadeia avícola. Esse conceito compreende a incorporação de metodologias, processos, produtos e tecnologias ao processo produtivo. É nesse contexto que entram as práticas de alimentação animal, biosseguridade, bem-estar animal, boas práticas de produção e rastreabilidade.

Os frangos de corte são criados em granjas integradas às agroindústrias, assistidas continuamente pela assistência técnica dirigida e específica para cada cliente. Por isso, as granjas integradas são agrupadas de acordo com o destino dos frangos, para facilitar a rastreabilidade.