Embrapa 49 anos

Confira aqui as novidades da Embrapa em comemoração aos seus 49 anos de fundação. Veja as tecnologias em destaque e a programação do evento que acontece no dia 27 de abril, em Brasília

Notícias Notícias

Embrapa reafirma compromisso com os desafios da agricultura

Embrapa anuncia empresas parceiras na criação do primeiro laboratório vivo do agro brasileiro

Novo teste genômico auxilia criadores de tilápia a melhorar a produção

Caatinga ganha plataforma de inteligência e análise de dados

Lucro social da Embrapa em 25 anos é de R$ 1,2 trilhão

— 5 itens por página
Mostrando 1 - 5 de 11 resultados.

Lançamentos Lançamentos

  •  

    TilaPlus Parentesco

    O TilaPLUS  realiza análises genômicas de parentesco, paternidade e estrutura genética de matrizes de plantéis de reprodutores de tilápia, permitindo a racionalização do uso e comércio de germoplasma. Esta é mais uma solução ofertada pela Plataforma aquaPLUS®️, conjunto de ativos relacionados a análises genéticas de matrizes/reprodutores de espécies aquícolas.

    UD Responsável: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia 

  •  

    Cupuaçu 5.0 - Kit de cultivares de cupuaçuzeiro de alta produtividade e resistente à vassoura-de-bruxa

    A coleção de clones é composta por cinco cultivares de cupuaçuzeiro que, quando plantadas simultaneamente, possuem em comum alta produtividade de frutos e boa resistência à vassoura de bruxa, visando tornar o cultivo mais rentável e sustentável. Em comparação com as cultivares existentes no mercado, as cultivares que compõem a coleção apresentam ampla vantagem em termos de produtividade, tanto de frutos, quanto de polpa e amêndoas, podendo chegar a 14 toneladas por hectare.

    UD Responsável: Embrapa Amazônia Oriental

  •  

    Soja BRS 2558XTD e Soja BRS 2553XTD

    A BRS 2558XTD e a BRS 2553XTD são cultivares de soja transgênica do tipo “Xtend” com tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba, o que facilita o controle de plantas daninhas. A BRS 2553XTD apresenta como diferencial a resistência à podridão radicular de fitóftora, importante doença de solo que ataca a soja, cujo principal método de controle é o uso de cultivares resistentes. Já a BRS 2558XTD é uma opção de soja precoce que permite o plantio antecipado, possibilitando a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas, além disso, apresenta uma boa estabilidade produtiva.

    UD Responsável: Embrapa Soja 

  •  

    Trigo - BRS Tarumaxi

    Cultivar de trigo indicada para a produção de forragem (adaptada ao período prolongado de pastejo) nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a BRS Tarumaxi é uma cultivar de ciclo tardio que pode ser semeada antes do período indicado, quando submetida a corte ou pastejo. Tem alta capacidade de rebrote e afilhamento, com médias de rendimento de massa seca de forragem superiores às médias de outras cultivares do mercado.

    UD Responsável: Embrapa Trigo 

  •  

    Capim braquiária ruziziensis - BRS Integra

    Adaptada a solos de média/alta fertilidade, a cultivar de Capim braquiária ruziziensis - BRS Integra pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.800 m de altitude. Comparativamente à cultivar tradicional disponível atualmente no mercado, apresenta maior produção de massa seca de forragem total e de folhas no outono/inverno, na entressafra das lavouras (época seca), justamente na época em que a forrageira estará solteira na área.

    UD Responsável: Embrapa Gado de Leite

  •  

    S.I.T.E.CAATINGA

    Plataforma que apresenta dados qualificados sobre diferentes aspectos que impactam a agricultura e a pecuária no bioma Caatinga. São informações organizadas e categorizadas, de diversas fontes, reunidas em painéis interativos, com possibilidade de gerar diferentes mapas e gráficos. É uma ferramenta que oferece subsídios para iniciativas promotoras do desenvolvimento sustentável da agricultura e da pecuária na região.

    UD Responsável: Embrapa Territorial 

Tecnologias em destaque Tecnologias em destaque

Produto

A cultivar de arroz irrigado BRS Pampa CL, desenvolvida para o sistema Clearfield, já é utilizada no Rio Grande do Sul há quatro anos e tem apresentad ...

Produto

A BRS Zuri é uma gramínea cespitosa, que deve ser manejada preferencialmente sob pastejo rotacionado. Recomenda-se que o pasto seja manejado com a...

Produto

Lançada pela Embrapa e por parceiros em 2006, a BRS Piatã é uma Brachiaria brizantha desenvolvida a partir de uma planta que faz parte da coleção ...

Produto

Entrega de resultados extraordinários! BRS 264 é o trigo que alcançou o recorde mundial de produtividade diária: 9.630 kg...

Homenagens Homenagens

  • Categoria Mérito Científico

    Christiane Abreu de Oliveira Paiva - pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo

    • Atua na área de Microbiologia e bioquímica do Solo e realiza estudos ligados aos temas inoculantes para fósforo, biofertilizantes, bioprodutos para nutrientes e controle biológico de doenças, controle biológico de doenças em plantas, entre outros.
  • Categoria Produtor Rural

    Guilherme Scheffer - presidente do Grupo Scheffer

    • Diretor financeiro, comercial e de novos negócios do Grupo Scheffer. Foi membro da diretoria da Associação dos Produtores de Soja e da Associação dos Produtores de Algodão. É membro do Conselho Global de clientes do Rabobank e da UPL. 
  • Categoria Agricultura Familiar

    Luciano de Oliveira Souza - produtor rural

    • Criador de caprinos leiteiros em uma pequena propriedade em Poço da Pedra, Sumé (PB). Também cria ovinos de corte, bovinos leiteiros e cultiva milho, sorgo e feijão. É responsável por implantar a compra coletiva de insumos na Associação de Criadores de Caprinos de Sumé, colaborando para a redução dos custos de produção dos associados.
  • Categoria Setor Produtivo

    Cooperativa Agrícola Mista General Osório LTDA (Cotribá)

    • Cooperativa agropecuária mais antiga do Brasil, tem uma estreita relação com a atividade do produtor e possui vários segmentos de negócios para atender diversas necessidades de produtores familiares e propriedades empresariais.
  • Categoria Institucional

    Apex Brasil - presidente Augusto Souto Pestana

    • Promove os produtos e serviços brasileiros no exterior e atua para atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País.
  • Categoria Legislativo Federal

    Sérgio Souza - deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

    • Graduado em Direito, especialista em Direito Eleitoral. Senador da República no período de 2011 a 2014. Foi sócio proprietário da Sergio Souza & Advogados Associados.
  • Categoria Governo Federal

    Banco do Brasil S.A. - presidente Fausto Ribeiro

    • Banco brasileiro com mais de 200 anos cuja missão é ser uma empresa rentável e líder na administração e gestão de recursos de terceiros, atendendo às expectativas dos clientes e do acionista. Contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
  • Categoria Especial

    Eliseu Alves - ex-presidente e um dos fundadores da Embrapa

    • Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Agricultural Economics - Purdue University Indiana, Ph.D. em Economia Agrícola pela Purdue University Indiana. Presidente da Embrapa de 1979 a 1985. Ajudou consolidar a Embrapa e torná-la uma referência nacional e internacional.