Foto de Nair Helena Castro Arriel

Chefe-Geral

Nair Helena Castro Arriel

É graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 1987, ingressou como pesquisadora na Embrapa, onde também exerceu os cargos de chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-adjunta de Comunicação e Negócios. Foi supervisora do Núcleo Temático de Agricultura Familiar da Embrapa Algodão e do Núcleo de Pesquisa de Gergelim. Presidiu a Comissão Interna de Iniciação Científica Bolsas PIBIC e o Comitê Local de Propriedade Intelectual da Embrapa Algodão. É curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de cártamo, gergelim e faveleira. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba e do programa de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba. Coordena projetos no portfólio de Gestão Estratégica de Recursos Genéticos para Alimentação, a Agricultura e a Bioindústria da Plataforma da Rede Nacional de Recursos Genéticos Vegetais; Melhoramento de plantas e Sistemas agroecológicos, atuando principalmente com as culturas do gergelim, amendoim, algodão e mamona. Coordena o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão.

Currículo Lattes Agenda Pública


Foto de Luiz Gonzaga Chitarra

Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Luiz Gonzaga Chitarra

É formado Ciências Agrárias (Agronomia) pela University of Arizona, (EUA); possui mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras, MG e doutorado em Ciência de Alimentos e Microbiologia pela Wageningen University and Research Centre (Holanda). É pesquisador da Embrapa Algodão desde 2001. Ficou lotado na Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, MT até assumir a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento, na Sede a Unidade, em Campina Grande, PB. Possui experiência em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, gergelim, manejo de doenças, epidemiologia e fungicidas.

Currículo Lattes


Foto de Daniel da Silva Ferreira

Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia

Daniel da Silva Ferreira

É formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutorado em Agronomia pela UFPB. Analista da Embrapa desde 2002, iniciou sua carreira no então Serviço de Negócios Tecnológicos, onde exerceu atividades voltadas para inovação e negócios tendo como foco a prospecção, negociação, implementação e avaliação de ativos (produtos, processos e serviços). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de sementes, olericultura, adubação, fisiologia pós-colheita, desenvolvimento regional, armazenamento e caracterização química.

Currículo Lattes


Foto de Adriano da Silva Cabral

Chefe-Adjunto de Administração

Adriano da Silva Cabral

É formado em Administração Pública e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, com especialização em Gestão Pública pela mesma universidade. Atua na Embrapa Algodão desde 2010, onde trabalhou nos setores de Serviços Auxiliares, Compras e Patrimônio e Gestão de Contratos, Orçamento e Finanças. Foi supervisor do setor de Orçamento e Finanças, gestor de Contratos Administrativos e chefe-adjunto de Administração em gestão anterior. Tem experiência na área de Finanças, com 10 anos de atuação no setor financeiro (bancos comerciais), especialmente, no gerenciamento de carteira de Pessoas Jurídicas.

Currículo Lattes