Apresentação

A Embrapa Alimentos e Territórios é uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Criada em 29 de junho de 2018, a Unidade soma esforços para responder à tendência de utilização e valoração de produtos da biodiversidade brasileira para alimentação. Com abrangência nacional, vai gerar pesquisas e soluções tecnológicas que agreguem valor aos produtos agroalimentares, com ênfase nas áreas de alimentos funcionais, saúde, nutrição, bioprodutos, gastronomia e alimentos territoriais e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Impulsionar projetos inovadores, agregar competências e ser um polo para a formação de redes de especialistas estão entre as atribuições da Unidade. Entre os pontos de destaque em sua atuação estão a identificação de produtos típicos, de nichos de mercado e de vocações gastronômicas territoriais com potencial para promover o desenvolvimento local e regional. A Unidade vai integrar inovação agropecuária à saúde, à gastronomia e à indústria do turismo, que possuem amplo potencial de crescimento no País.

Contexto

Os hábitos alimentares e a gastronomia brasileira são muito ricos e diversos, fruto de diferentes processos históricos e de ocupação de territórios, estando em uma dinâmica e constante transformação e recriação. Esta diversidade se materializa nos pratos regionais, presentes nos biomas gastronômicos, que revelam a geografia da diversidade dos sabores. O hábito alimentar deixou de ser apenas necessidade fisiológica, ou a busca de nutrientes, e tem se tornado veículo de experiências a serem vividas e apropriadas pelas pessoas.

Cada vez mais o consumidor torna-se protagonista no processo da produção de alimentos e na agregação de valor aos produtos. A transformação impulsionada por este protagonismo tem gerado novos modelos de negócios e oportunidades em diversos setores, entre os quais o agroindustrial.

Organograma Organograma

Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)