Gastronomia e Turismo

Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros. Só perde para o transporte. Uma pesquisa feita em 2012 sobre o turismo doméstico brasileiro, apontou que cresce a cada ano a quantidade de viajantes cujos destinos são os mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem anualmente no território nacional. Rotas turísticas, baseadas em alimentos e bebidas, são uma tendência consolidada na Europa e podem ganhar força em todos as regiões brasileiras, dada a grande riqueza de alimentos únicos e as possibilidades de transformar a cultura gastronômica em marcas diferenciadas.

O alinhamento do turismo com a gastronomia se consolidou no século passado. O processo de globalização, com o aumento significativo do fluxo intenso de pessoas, facilitado pelo avanço nos sistemas de transporte e os novos hábitos trazidos pela fruição de período de descanso do trabalho (as férias), intensificou sobremaneira os deslocamentos humanos, ampliando como nunca contato e trocas com as diversidades, as culturas e os sabores.

De acordo com um estudo do Ministério do Turismo, a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Mesmo assim, grande parte das cidades brasileiras ainda não incorporou a gastronomia como vocação a ser posicionada como diferencial para os destinos turísticos.

A gastronomia está sendo cada vez mais utilizada como ferramenta turística no anseio de manter a identidade de uma comunidade por meio de seus costumes gastronômicos que são bem variados de uma região para outra. Pesquisas nesse campo precisam partir do pressuposto de que o alimento é um elemento indispensável da cultura e que as identidades culturais também foram construídas por meio da gastronomia. A interface gastronomia/turismo também se associam para proporcionar sustentabilidade aos territórios onde ocorrem de modo mais significativo. Dessa forma, a gastronomia deve ser encarada como patrimônio local imaterial e, portanto, necessita de políticas públicas de salvaguarda.

Esportes de aventura, praias, História e arquitetura também costumam ter vínculos estratégicos com a gastronomia. São interesses que costumam atrair turistas além das datas tradicionais de alta temporada. Desenvolver estratégias inovadoras para a cadeia do turismo gastronômico deverá ser um dos focos importantes da missão desta Unidade.

Do ponto de vista econômico, devemos considerar ainda o crescente mercado de utensílios para cozinha e para gastronomia, um segmento que pode fomentar de maneira ainda não mensurada setores da economia local nas comunidades que possuam tradição culinária e gastronômica.