Foto de João Flávio Veloso Silva

Chefe-geral

João Flávio Veloso Silva

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (1990) e doutorado em Fitopatologia pela USP/ESALq (2001). Atualmente é pesquisador lll da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Heterodera glycines, soja, nematóide de cisto da soja, nematóides e resistência. A partir de 2005, é Líder do Projeto Biodiesel da Embrapa, atuando nas culturas da soja, girassol, mamona, canola e dendê. De Maio de 2009 a Agosto de 2015 foi Chefe-Geral da Embrapa Agrossilvipastoril, sendo um dos responsáveis pela criação e implantação da Unidade, envolvendo a infraestrutura física de campo experimental e laboratórios, a contratação de recursos humanos e agenda de pesquisa e transferência de tecnologias da Unidade. No período de 09 de Setembro de 2016 a 10 de Setembro de 2017, realizou Pós-Doutorado na UMR Innovation (Cirad, Inra e Montpellier Supagro), em Montpellier, França, onde desenvolveu trabalho sobre Proposta organizacional e de pesquisa sobre alimentos da biodiversidade e dos territórios brasileiros.

Página do empregado Agenda Pública


Foto de Ricardo Elesbão Alves

Chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Ricardo Elesbão Alves

Graduado em Agronomia pelo CCA/UFPB (1989) e em Gastronomia pela Uninassau (2019), Mestre em Agronomia - Fisiologia Vegetal (1993) e Doutor em Ciência dos Alimentos - Fisiologia Pós-Colheita (1999) pela UFLA. Trabalha na Embrapa desde 1994. Foi Membro Titular das Comissões Técnicas: Programa 10 (CTP-10) - Colheita/Extração, Pós-Colheita Transformação e Preservação de Produtos Agrícolas; Macro-Programa 3 (CTMP-3) - Desenvolvimento Tecnológico Incremental; Macro-Programa 1 (CTMP-1) - Grandes Desafios Nacionais; Presidente do Comitê Gestor do Portfólio Alimentos, Nutrição e Saúde (CGPort AliNutriS); e Membro do CG do Arranjo Biocaat - Conservação, uso e valoração da biodiversidade vegetal da Caatinga. Em 2004 recebeu o Prêmio Frederico de Menezes Veiga (Agregação de Valor aos Produtos Agrícolas, Florestais e Pecuárias) pela sua contribuição à fruticultura com trabalhos voltados a agregação de valor a frutas tropicais tradicionais e não-tradicionais e, em 2009, o Prêmio Capes de Tese - Ciências Agrárias, pela orientação da Tese de Doutorado "Propriedades Funcionais de Frutas Tropicais Brasileiras Não-Tradicionais". Em 2010 foi reconhecido pela Embrapa com a Premiação por Excelência "Destaque Individual da Embrapa". Foi Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, onde exerceu a função de Chefe Adjunto de P&D. Foi Pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa (SRI), responsável pela área de Biodiversidade: Novos Produtos e Compostos Bioativos lotado no Labex Estados Unidos, no Plant Bioactives & Bioprocessing Research Laboratory, Texas A&M University. Foi Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (NDI/SIRE), designado para equipe responsável pelas atividades de estruturação organizacional, articulação e construção do projeto técnico-científico da Embrapa Alimentos e Territórios, onde exerce a atualmente a função de Chefe Adjunto de P&D&I. Além disso, é Presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e Diretor-Executivo da Interamerican Society For Tropical Horticulture (ISTH).

Página do empregado


Foto de Fábio Soares Silva

Chefe-adjunto de Administração

Fábio Soares Silva

Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (1995) e mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Exerceu de 1998 a 2010 a docência de ensino superior como Professor Titular (Adjunto III). Até 2007, foi vice-diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Tiradentes, sendo responsável durante o período pelos projetos de desenvolvimento de sistema e gerência de banco de dados desta instituição. A partir de 2007, passou a atuar no mercado como consultor na área de banco de dados, business intelligence e gestão de equipes de TI, com maior foco para equipes de desenvolvimento de sistemas. Atualmente, exerce o cargo de chefe adjunto de administração da Embrapa Caprinos e Ovinos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, banco de dados, gestão de conhecimento, business intelligence, engenharia de software, mapeamento geotécnico e linguagens de consulta.

Página do empregado