História

A crescente urbanização verificada no Brasil e no mundo e as novas demandas do público urbano relacionadas à alimentação, impuseram à pesquisa agrícola o desafio não apenas do contínuo incremento da produtividade, mas também o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que atendam aos anseios deste público relacionadas às mudanças nos padrões de consumo alimentar e aos desafios da produção agrícola com menor impacto ambiental.

Considerando essa demanda, a Embrapa foi levada a ampliar seu portfólio de pesquisa, com reestruturação contínua do seu modelo de atuação para atender a estes novos desafios.

O estudo prévio “Prospecção para Instituição de um Centro de Pesquisa da Embrapa em Alagoas”, que deu sustentação à implantação da nova Unidade foi solicitado pela Presidência da Embrapa em 22 de março de 2016.

Em sua 142ª Reunião Ordinária, em 25.04.2016, o Conselho de Administração da Embrapa (Consad) aprovou a proposta de criação de uma Unidade da Embrapa no Estado de Alagoas, com foco de pesquisa em alimentos e alimentação. A decisão de criação da nova Unidade foi ratificada através da celebração de Protocolo de Cooperação entre o Governo de Alagoas e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinado em 04.05.2016.

A Embrapa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) assinaram, em 13 de maio de 2016, um acordo de cooperação técnica que trata, entre outros objetivos, da capacitação de recursos humanos, do desenvolvimento institucional e da gestão pública em temas associados à agrobiodiversidade, que estão diretamente relacionados com a efetivação do direito humano à alimentação adequada, assim como a soberania e a segurança alimentar e nutricional.

Posteriormente, estudos adicionais - alinhados à estratégia institucional da
Embrapa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU -, relacionados aos alimentos e alimentação sobre temas de pesquisa e estrutura organizacional foram realizados junto a instituições francesas que desenvolvem atividades de valorização de produtos agroalimentares. O objetivo foi produzir um documento referencial sobre o contexto,  as oportunidades e as ações de pesquisa recomendadas à Embrapa no tema.

A missão científica, realizada em Montpellier, França, entre setembro/2016 e setembro/2017, no Unité Mixte de Recherche – UMR Innovation, resultou na “Proposta organizacional e de pesquisa sobre alimentos da biodiversidade e dos territórios brasileiros”. O documento indicou como temas de pesquisa para a nova Unidade: Inovação, living lab, unidades mistas, nutrição e saúde, gastronomia e turismo, biodiversidade e patrimônio alimentar, sociologia e antropologia da alimentação, selos de qualidade, origem e tipicidade, territorialidade, cidades, circuitos curtos e segurança alimentar.