19/05/23 |

Embrapa aborda os alimentos do futuro no Pint of Science em Fortaleza

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Como vamos alimentar 10 bilhões de pessoas em 2050? E se fosse possível cultivar a carne e a gordura fora dos animais? Você já se imaginou comendo um bife bovino ou um peito de frango produzidos em laboratório, com muita tecnologia mas sem agressões diretas aos animais e ao meio ambiente? E que tal comer um hambúrguer feito a partir de plantas mas com todas as características de cor, sabor, textura e aparência de um hambúrguer bovino, e ainda rico em fibras e com baixo teor de gordura saturada?

Essas questões desafiam e motivam os cientistas da Embrapa todos os dias. A pesquisadora Ingrid de Moraes falará sobre o tema no próximo dia 24, no restaurante Vila Camaleão, avenida Barão de Studart, 671, no bairro Meireles. Na ocasião, a pesquisadora fará uma exposição sobre matérias primas utilizadas para produção de produtos vegetais análogos, como grão de bico, lentilha, ervilha, feijão e soja. As fibras vegetais obtidas a partir de frutos como jaca e caju também serão abordados durante a conversa, apresentando ao público as diversas possibilidade de produção de alimentos que vão além do que já é feito atualmente.

A apresentação faz parte do festival Pint of Science que, após três, retoma seu formato tradicional. O evento promove a divulgação científica por meio de palestras realizadas em bares e restaurantes, de forma simultânea, em mais de 25 países. O objetivo é abrir espaço  para conversas sobre grandes temas da ciência com pesquisadores de prestígio, em um ambiente descontraído, em linguagem acessível e espaço para esclarecer dúvidas e trocar conhecimento. 

O primeiro encontro, no dia 22 de maio, será no Cantinho do Frango, na rua Torres Câmara, 71, Aldeota, com as palestras “Hidrogênio verde: abastecendo o futuro com renováveis”, ministrada pela professora Fernanda Lobo, coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e “Resiliência – sobre navegar através das adversidades”, ministrada pela professora Normanda Araújo de Morais, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

No dia 23, os participantes serão recebidos no Hoots Gastropub, avenida Desembargador Moreira, 125, Meireles, para as palestras “Que história é essa, ChatGPT?”, do professor Saulo Reis, do Departamento de Física da UFC, e da professora Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da UNIFOR, Na sequência, vem uma conversa sobre “Ciência debaixo d'água: o que nos atrai nas ondas do mar?”, conduzida pelo professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC.

Já no dia 24, o Pint ocorrerá no Vila Camaleão, com as palestras “Conservação da natureza para muito além dos romances”, do professor Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); e “Plant-based: como será o alimento do futuro?”, por Ingrid Moraes.

Serviço

Os encontros são realizados sempre a partir das 19 horas e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado. Em Fortaleza, o evento é realizado pela UFC, UECE, Unifor e Embrapa, com o apoio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede, Instituto de Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), Laboratório de Conversão Energética e Inovação, CGV Oftalmologia e os estabelecimentos-sede dos encontros.
(com informações da assessoria do evento)

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/