02/06/23 |   Transferência de Tecnologia  Melhoramento Preventivo

Murcha de Fusarium é foco de palestras na Feira da Banana de Delfinópolis (MG)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - O pesquisador Edson Amorim (último à dir.) foi um dos instrutores do dia de campo

O pesquisador Edson Amorim (último à dir.) foi um dos instrutores do dia de campo

Os pesquisadores Edson Perito Amorim e Fernando Haddad participam como palestrantes da 5ª Feira da Banana de Delfinópolis (MG), evento organizado pela Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (Adelba) e realizado de 31 de maio a 3 de junho.

O público do dia de campo realizado no Sítio dos Ipês — formado por equipes da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), técnicos de empresas privadas e produtores — degustou as variedades lançadas pela Embrapa BRS Princesa, BRS Platina e BRS Terra-Anã e quatro híbridos de plátanos (banana-da-terra) que estão em validação e têm potencial para lançamento futuro.

Haddad representou a Embrapa na mesa de abertura do evento. Na quinta-feira (1º), eles comandaram três estações, todas relacionadas à murcha de Fusarium, principal doença da cultura, no dia de campo realizado no Sítio dos Ipês. Edson falou sobre variedades resistentes e estratégias de melhoramento genético da Embrapa para fazer frente à doença e Fernando abordou a situação atual da murcha de Fusarium e tecnologias de manejo.

O analista Rafael Mingoti, da Embrapa Territorial (SP), também estava entre os palestrantes. Ele falou sobre validação de mapeamentos com rotas de riscos de maior probabilidade para dispersão da raça 4 tropical de Fusarium, ainda ausente no País. O evento contou com a participação ainda de especialistas do Ministério da Agricultura e Pecuária, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Epamig, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

 

Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaeventobananaparceriabananicultura