30/10/23 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Embrapa realiza oficina ‘ODS nos cotidianos e na pesquisa agropecuária’

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Evento trouxe reflexões sobre fundamentos dos ODS e conexões práticas com atuação da Embrapa

Evento trouxe reflexões sobre fundamentos dos ODS e conexões práticas com atuação da Embrapa

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realizou, na quinta (26), a oficina ‘ODS nos cotidianos e na pesquisa agropecuária’. A iniciativa foi da Comissão Local de ODS da Unidade em parceria com o Movimento Nacional ODS em Sergipe. Com apresentações, discussões e dinâmicas em grupo pela manhã e atividade prática à tarde, a oficina teve como objetivo provocar reflexões sobre como os fundamentos e princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser cada vez mais internalizados e incorporados na rotina e nas práticas da organização.

Com a presença de pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes, além do gerente da H. Dantas Agrícola,Hedilberto dos Santos, parceiro do pesquisador Fernando Cintra em projeto sobre cobertura morta do coqueiro, o encontro teve início com a Mesa redonda ‘ODS e suas conexões’, moderada por Tania Medeiros, chefe de Transferência de Tecnologia, que integra a Comissão Local de ODS. 

Navegue abaixo pela galeria completa de imagens do evento na página da Embrapa na rede social Flickr – use as setas laterais para avançar e retornar.

 

Oficina - ODS nos cotidianos e pesquisa agropecuária

 

As discussões seguiram com a apresentação ‘Conexões dos ODS na Embrapa’ pelo ponto focal da Unidade, a analista Raquel Fernandes, de Transferência de Tecnologia.

Para trazer um olhar institucional e de atores externos à Embrapa sobre os ODS, Paulo Sérgio Melo dos Santos, coordenador adjunto de Projetos pelo Movimento Nacional ODS de Sergipe, liderou a discussão ‘Conexões dos cotidianos e políticas públicas com os ODS’, seguido pela representante da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE Amanda Giselle, que apresentou a experiência da OAB/SE no combate ao racismo, prática premiada com o Selo ODS 2022.

A analista Geovania Manos, também membro da Comissão Local e ponto focal na Unidade, fez o arremate das discussões com uma apresentação sobre ‘Alinhamento de projetos de pesquisa aos ODS: experiência da Embrapa Tabuleiros Costeiros’.

A sessão culminou com uma atividade em grupos para analisar, discutir e refletir sobre como a atuação da Empresa nos processos de PD&I pode alcançar uma aderência cada vez mais profunda e significativa aos ODS para consolidar nos recortes local e global sua contribuição para a sustentabilidade. Os grupos tomaram como exemplo o projeto liderado por Cintra que conta com a parceria da H. Dantas. A dinâmica contou, ainda, com a participação da analista de Comunicação Beatriz Ferreira, que também integra a Comissão. 

À tarde, os participantes da oficina tiveram a oportunidade de ‘colocar a mão na massa’, com uma atividade prática preparada pela analista do Setor de Gestão de Laboratórios Kênia Teixeira no galpão de compostagem da Unidade.

Em dinâmica coordenada pela chefe de Transferência de Tecnologia Tânia e demonstrada pelo assistente de laboratórios Frederico de Jesus, o grupo pôde ver de perto e simular a produção de composto a partir de resíduos biológicos resultantes das próprias atividades de pesquisa (meios de cultura bacterianos, carcaças de animais mortos, jalecos de algodão usados e outros). 

Foi um rico exercício prático e de discussão sobre como implementar cada vez mais boas práticas de reuso, reaproveitamento, reciclagem, descarte responsável e outros processos que conferem sustentabilidade às ações de pesquisa e maior ader6enca de Embrapa e outras organizações aos ODS.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sergipecompostagemodsagenda2030