•  

    Pesquisa

    A Embrapa Gado de Corte atua em linhas de pesquisas básicas e aplicadas com foco no desenvolvimento de tecnologias, produtos, processos e serviços para aumento da produtividade e rentabilidade da pecuária de corte brasileira de modo sustentável.

    O setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte está atualmente organizado em três grupos temáticos: Grupo de Produção Vegetal (GPV), Grupo de Produção Animal (GPA) e Grupo de Sistemas de Produção (GSP). Cada grupo está constituído por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e técnicos especializados, comprometidos com a qualidade e a segurança dos resultados.

Grupos de Pesquisa Grupos de Pesquisa

  •  
    GPV

    Produção Vegetal

    A Embrapa Gado de Corte é referência mundial no desenvolvimento de cultivares de forrageiras tropicais, especialmente, dos gêneros Brachiaria, Panicum e Stylosanthes. Para atender a demanda de lançamento de novas cultivares, visando o aumento da produtividade e da diversificação das pastagens brasileiras, a Embrapa Gado de Corte criou o Grupo de Produção Vegetal (GPV). Este grupo atua em parceria com outros grupos de pesquisa da Unidade, outras Unidades da Embrapa e Instituições de Ensino e Pesquisa, nacionais e internacionais, na realização de pesquisas e transferência de tecnologias, com o objetivo do desenvolvimento de novas cultivares forrageiras, assim como o manejo sustentável das mesmas.

    O GPV é constituído pelas áreas de Conservação de Germoplasma, Melhoramento Genético Vegetal, Tecnologia de Produção de Sementes, Entomologia, Fitopatologia, Biotecnologia, Fisiologia Vegetal, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Estas áreas são estratégicas para o desenvolvimento de cultivares superiores. Além disso, agrega a área de Manejo de Pastagens, que é fundamental para assegurar ao produtor aproveitamento adequado da forragem, persistência da pastagem, produtividade animal, e consequente sustentabilidade da produção agropecuária.

    Fabrícia Zimermann Vilela Torres – Supervisora
    Denise Baptaglin Montagner – Supervisora substituta

  •  
    GPA

    Produção Animal

    A pecuária brasileira se destaca mundialmente, se tornando cada vez mais produtiva, eficiente e sustentável, muito devido à intensificação em quatro importantes pilares: a alimentação, a genética, a sanidade e a reprodução.  O Grupo de Pesquisa em Produção Animal da Embrapa Gado de Corte (GPA) objetiva garantir a eficiência produtiva da pecuária de corte, gerando e transferindo tecnologias focadas nestes temas por meio do desenvolvimento de projetos multidisciplinares e multi-institucionais.

    O GPA busca manter-se estritamente atento às demandas do setor produtivo de gado de corte brasileiro e, ao mesmo tempo, alinhado à ciência de vanguarda e às tendências mundiais. Com estudos em áreas básicas e avançadas da produção animal, o GPA gera soluções tecnológicas para questões de manejo, reprodução e nutrição animal, para orientação de sistemas de cruzamentos e programas de seleção e melhoramento animal, para controle de parasitas e vetores, para testes de diagnóstico e vacinas e para avaliação e garantia da qualidade do produto final. Tudo isso em prol do desenvolvimento sustentável e da geração de riquezas na pecuária de corte brasileira.

    Vanessa Felipe de Souza – Supervisora
    Pedro Paulo Pires – Supervisor substituto
  •  
    GSP

    Sistemas de Produção

    Na Embrapa Gado de Corte, o Grupo de Sistemas de Produção (GSP) desenvolve atividades relacionadas a sistemas de produção sustentáveis de bovinos de corte e ovinos, com ênfase em integração lavoura-pecuária-floresta, socioeconomia, recursos naturais e mudanças climáticas.

    As pesquisas voltadas ao manejo e recuperação de pastagens, emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEEs) na agropecuária, manejo florestal de produtos madeireiros e não-madeireiros, indicadores de sustentabilidade, bem-estar animal e conforto térmico, gestão de propriedades rurais, cadeias produtivas e valoração da carne e do couro, monitoramento por satélites, sensoriamento e zoneamento de risco na agropecuária, pecuária de precisão e conservação de recursos ambientais (solo, água, flora e fauna) geram informações e tecnologias que buscam melhorar a produtividade e rentabilidade dos sistemas agropecuários, no sentido de dar a estes mais eficiência e sustentabilidade.

    Mariana de Aragão Pereira – Supervisora
    Marlene de Barros Coelho – Supervisora substituta
  •  

    Projetos

    Os projetos são a unidade básica do Sistema Embrapa de Gestão (SEG). Eles são um conjunto de esforços temporários orientados para gerar produtos, processos e outros resultados. O Portal Embrapa Gado de Corte conta com uma busca de projetos por palavra-chave ou por categorias.

Repositórios de acesso aberto Repositórios de acesso aberto

  • Alice

    Repositório de acesso aberto com informações científicas publicadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros tipos de publicações.

  • Sabiia

    Ferramenta de busca de publicações científicas em repositórios de acesso aberto de instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.
  •  

    Biblioteca

    O acervo das Bibliotecas do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB) é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas.

    Conheça os serviços e produtos de biblioteca. Acesse aqui