Pular para o conteúdo

Sistema de plantio direto Sistema de plantio direto

É crescente a adoção do SPDH (Sistema de Plantio Direto em Hortaliças), especialmente em Santa Catarina (Figuras 4 e 5). O SPDH é um sistema conservacionista que visa expressão do potencial produtivo das culturas, fundamentado em três princípios básicos: revolvimento localizado do solo, restrito às linhas ou covas de plantio; efetiva rotação de culturas, com a inserção de plantas de cobertura para produção de volumosa biomassa; permanente cobertura, morta ou viva, do solo. Como benefícios a melhoria do microclima para as mudas, permitindo menor porcentagem de falhas pela amenização dos extremos de temperatura e melhoria na infiltração de água e na capacidade de retenção de água pelo solo. Foi publicado recentemente um boletim didático específico para o SPDH em mandioquinha-salsa (Epagri, 2018). Na região de Angelina, onde o SPDH é muito utilizado em mandioquinha-salsa, a sucessão de culturas mais comum é: fumo – aveia-preta ou centeio – mandioquinha-salsa – milho – fumo.

   

 

Figuras 4 e 5. Cultivo de mandioquinha-salsa em sistema de plantio direto, vista geral e detalhe. (Fotos: Nuno R. Madeira).

No Distrito Federal e em Minas Gerais, tem-se realizado alguns plantios sobre “mulching” de milheto semeado previamente ao levantamento das leiras, com efeitos muito positivos de redução de água de irrigação, controle do mato na fase inicial e redução dos processos erosivos.