•  

    Apresentação

    Somos capazes de prover soluções integradas para problemas científicos e tecnológicos complexos e em nossos objetivos almejamos:

    • Disponibilizar equipamentos multiusuários de média e grande complexidade, de interesse da comunidade científica nacional e internacional, bem como técnicos qualificados para sua operacionalização.
    • Fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
    • Possibilitar o uso compartilhado da estrutura de laboratórios por empresas e atender às necessidades de análises e desenvolvimento de soluções para produtos e processos.
    • Apoiar a formação de recursos humanos por meio da realização de estágios curriculares e bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Áreas Áreas

  O Laboratório Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária (LMBS) foi criado para atuar como laboratório nacional, aberto, multiusuário e interdisciplinar, capaz de criar e prover soluções integradas para problemas científicos e tecnológicos complexos e é composto por quatro grandes áreas. Confira abaixo!  
  •  

    Metabolismo e impactos ambientais da pecuária

    Possibilita pesquisas com foco na avaliação e mitigação dos gases de efeito estufa na pecuária, exigências nutricionais, eficiência alimentar e valor nutricional de alimentos e forrageiras.

  •  

    Pecuária de precisão

    Possibilita a avaliação do consumo e comportamento alimentar, de fenótipos qualificados para eficiência metabólica e produtiva, além do desenvolvimento de serviços para aumento da eficiência bioeconômica.  
  •  

    Biotecnologia e ambiência

    Possibilita a avaliação do impacto do estresse térmico, da reprodução e da nutrição no metabolismo e comportamento animal. Promove ensaios para identificar raças e/ou grupos genéticos termotolerantes, definir faixas de conforto térmico para diferentes grupos genéticos/raças e determinar a eficiência produtiva e reprodutiva de ruminantes e promove pesquisas com edição gênica.   
  •  

    Saúde animal

    Possibilita a caracterização de respostas imunes desencadeadas por doenças infecciosas e parasitárias dos bovinos, o desenvolvimento de testes de diagnóstico rápido, vacinas e outras biotecnologias para controle de doenças, estratégias de controle de endo e ectoparasitas, ensaios de farmacologia e farmacodinâmica animal e resistência a antimicrobianos e carrapaticidas.