História História

 
 
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, percebendo a importância ambiental e o potencial produtivo da região pantaneira, instalou em 1975 uma unidade de pesquisa que pudesse investigar formas de produção, desenvolver tecnologias e inovações para as atividades realizadas no bioma.
 
Inicialmente chamada de Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual de Corumbá - UEPAE, a empresa tinha como principal objetivo realizar pesquisas na área de pecuária bovina, investigando temas como manejo sanitário, reprodutivo e nutricional em bovinos de corte, assim como pastagens nativas e cultivadas.
 

Em 1982, a instituição adquiriu a propriedade que se tornaria, mais tarde, um campo experimental com mais de 4.300 hectares. A Fazenda Nhumirim, localizada a cerca de 160 km de Corumbá, foi integrada à infraestrutura da empresa para viabilizar pesquisas sobre pecuária de corte na sub-região da Nhecolândia, servindo como base para os estudos desenvolvidos na área.

Depois da aquisição da Nhumirim, conforme a instituição entrava em contato com as realidades da região pantaneira, tornava-se cada vez mais evidente a noção de que o bioma possuía grande complexidade e muitas peculiaridades, exigindo esforços diversificados, amplos e multidisciplinares que abrangessem aspectos sociais, econômicos e ambientais.

A partir dessa perspectiva, a Embrapa transformou a antiga UEPAE no Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal – CPAP (ou Embrapa Pantanal, como a conhecemos hoje) no final de 1984. A partir dessa época, foi promovido um alargamento do programa de pesquisas, incluindo, então, estudos sobre áreas como clima, solo, fauna, flora e impactos ambientais.

Conheça algumas das principais áreas de pesquisa da Unidade

Com cerca de 40 anos de atuação na região pantaneira, a Embrapa Pantanal busca apoio na experiência adquirida para realizar um trabalho sólido e contínuo - construindo, através dos esforços de colaboradores, funcionários e parceiros, uma imagem de confiança e competência frente à sociedade.