Portfólio de Projetos

Carnes

A ciência na busca pela segurança alimentar, com viabilidade econômica e sustentabilidade do meio ambiente

Este Portfólio tem o objetivo de priorizar e promover ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias realizadas pela Embrapa, visando inovações para as cadeias produtivas de carnes nos Biomas brasileiros, garantindo segurança alimentar, qualidade e rentabilidade aos sistemas de produção de aves, suínos e ruminantes.

Foto : Fagner Almeida

Do campo à mesa

Até 2050, a produção mundial de alimentos terá de crescer 70% para abastecer todo o planeta. No entanto, é preciso produzir alimentos de maneira sustentável, a fim de não agravar os impactos ambientais como a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e a redução da biodiversidade, por exemplo.

Além disso, consumidores do mundo todo exigem cada vez mais respeito aos trabalhadores envolvidos nos diferentes processos de produção, além do bem-estar dos animais. Tudo isso deve ser associado a uma produção com alto padrão de sanidade.

No Brasil, as cadeias das carnes bovina, bubalina, caprina, ovina, suína e de aves geram milhões de empregos diretos e indiretos. Somadas, elas respondem por cerca de um terço do valor bruto produzido pela agropecuária nacional. Somos os maiores exportadores mundiais de carne de frango, suína e bovina.

Acesse o encarte do Portfólio em PDF

Desafios para inovação

  • Ampliar a eficiência da suplementação alimentar e nutricional de bovinos de corte, ovinos e caprinos;
  • Ampliar a eficiência e a acessibilidade a biotécnicas reprodutivas tradicionais para o melhoramento genético e a produção dos rebanhos de suínos, aves, bovinos, caprinos e ovinos de corte;
  • Aumentar a competitividade da carne de bovinos de corte, ovinos, caprinos, bubalinos, suínos e aves produzida em áreas marginais ou em sistemas de produção não intensivos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste;
  • Diversificar matérias primas alternativas ao milho e à soja para a composição das dietas alimentares de sistemas de produção de suínos e aves nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste;
  • Minimizar os efeitos da sazonalidade e a baixa eficiência reprodutiva de sistemas de produção de caprinos e ovinos de corte nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste;
  • Reduzir a dependência brasileira da importação de genética de matrizes e reprodutores de suínos e aves;
  • Reduzir a idade de abate e de entrada em reprodução em sistemas de produção de bovinos de corte, ovinos e caprinos;
  • Reduzir e mitigar as emissões de amônia e de outros gases de efeito estufa nos sistemas de produção pecuários;
  • Viabilizar a adequada destinação ambiental e sanitária de animais domésticos descartados da produção pecuária;
  • Viabilizar plataforma informatizada nacional para tratamento dos dados genômicos e de grandes populações nas cadeias de bovinos, suínos, aves, caprinos e ovinos.

Comitê Gestor do Portfólio

O Comitê Gestor do Portfólio atua na definição dos desafios para inovação e no acompanhamento da carteira de projetos.
 

Presidente:

Secretário executivo:

Parcerias e negócios

O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado. Descubra como viabilizar soluções tecnológicas com a Embrapa que agregam valor aos negócios e possibilitam inovações ao setor produtivo agropecuário.

Acesse a página de Negócios e Vitrine de Tecnologias

Para saber mais sobre o tema

Navegue por páginas relacionadas a alimentos, segurança, nutrição e saúde. São notícias, publicações, perguntas e respostas, imagens, vídeos, tecnologias, tudo reunido de forma organizada e útil: