Portfólio de projetos

Insumos biológicos

Menos insumos sintéticos, mais economia e maior sustentabilidade

Os insumos biológicos são realidade no campo e rendem bilhões de reais em economia, em razão do uso do controle biológico e da fixação biológica de nitrogênio. A busca por tecnologias sustentáveis para controlar pragas e doenças, para fazer crescer plantas e para fertilizar os solos é cada vez mais crescente no setor produtivo. 

Bioinsumos e tecnologias

Atenta às demandas do campo, das indústrias e da sociedade, a Embrapa desenvolve diversas pesquisas relacionadas aos insumos biológicos. Essas pesquisas são estrategicamente orientadas pelo Portfólio de Bioinsumos, que engloba os temas controle biológico de pragas, promoção do crescimento de plantas e fitoquímicos. Os ativos gerados são a base para o desenvolvimento de bioinsumos e tecnologias. 

Os insumos biológicos são os produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico. Esses insumos são também os ativos voltados à nutrição, os promotores de crescimento de plantas, os mitigadores de estresses bióticos e abióticos e os substitutivos de antibióticos.

Pesquisa de opinião realizada para auxiliar na identificação dos desafios do portfólio mostrou que aproximadamente 95% dos produtores acreditam que o mercado de insumos biológicos vem crescendo nos últimos anos, o que também é percebido pelo lançamento de novos produtos para o campo. A aceitação e a procura por esses insumos, assim como o crescimento da indústria, impõem desafios à pesquisa. Para atender à crescente demanda, a Embrapa criou este portfólio.

Clique aqui para baixar o encarte do portfólio

Desafios para inovação

Alinhada a seu Plano Diretor 2020-2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 pela ONU, a Embrapa definiu uma estratégia de organização de seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para atender desafios prioritários relacionados à utilização de bioinsumos na agricultura:

  • Aumentar a participação de insumos biológicos no controle de pragas, promoção do crescimento, suprimento de nutrientes, substituição de antibióticos e aplicação agroindustrial em sistemas de produção convencional e de base ecológica.
  • Expandir o controle biológico conservativo de pragas, doenças e fitonematoides nos sistemas de produção de grãos, hortaliças, fruteiras e na agricultura orgânica. 
  • Substituir insumos sintéticos por ativos biológicos para controlar limitações produtivas das principais commodities agropecuárias (soja, milho, trigo, algodão, açúcar, citros, café, celulose e carnes suína, frango e bovina). 
  • Substituir ou diminuir o uso de fertilizantes de origem não renovável por insumos de base biológica nas culturas do feijão, feijão-caupi, soja, milho, algodão, pastagens e cana-de-açúcar.

Comitê Gestor do Portfólio

O Comitê Gestor do Portfólio atua na definição dos desafios para inovação e no acompanhamento da carteira de projetos.
 

Presidente:

Secretário executivo:

Parcerias e negócios

O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado. Descubra como viabilizar soluções tecnológicas com a Embrapa que agregam valor aos negócios e possibilitam inovações ao setor produtivo agropecuário.

Acesse a página de Negócios e Vitrine de Tecnologias

Para saber mais sobre o tema

Navegue por páginas temáticas relacionadas a bioinsumos, controle biológico de pragas, promoção do crescimento de plantas e fitoquímicos. São notícias, publicações, perguntas e respostas, imagens, vídeos, tecnologias, tudo reunido de forma organizada e útil. Confira abaixo: