Entende-se como Germoplasma o material que constitui a base física da herança sendo transmitida de uma geração para outra. Significa a matéria onde se encontra um princípio que pode crescer e se desenvolver, sendo definido ainda, como a soma total dos materiais hereditários de uma espécie.

Existem várias categorias de germoplasma: parentes silvestres; populações locais (landraces); cultivares primitivas; cultivares que foram substituídas; linhagens experimentais, mutações e outros produtos dos programas de melhoramento; cultivares modernas.

O intercâmbio de germoplasma é uma estratégia de transferência e enriquecimento de patrimônio genético vegetal de um país ou organização, consubstanciada no princípio de reciprocidade e delimitada por regras preestabelecidas pela segurança biológica com base em legislação fitossanitária e de proteção ao patrimônio genético dos países.

O principal objetivo do intercâmbio de germoplasma é suprir os programas de melhoramento genético no país, de germoplasma indispensável à pesquisa, mas adotando-se as precauções necessárias a fim de evitar a entrada de pragas.

 

 

 

 

Importância

A maior parte dos produtos que compõem a dieta do povo brasileiro, não é originária do Brasil, ela foi introduzida de outros países e adaptada às nossas condições edafoclimáticas. São exemplos o arroz, feijão, milho, trigo, soja, frutíferas e hortaliças exóticas. Portanto, a agricultura brasileira tem se beneficiado com o intercâmbio de germoplasma de diversas espécies vegetais que propiciaram ao país, o desenvolvimento de pesquisas fitotécnicas e a obtenção de novas e mais produtivas cultivares, com características agronômicas, morfológicas, nutricionais, terapêuticas dentre outras.

Graças ao trabalho de intercâmbio de germoplasma desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e o fantástico programa de melhoramento genético de plantas desenvolvido pelas várias unidades descentralizadas da Embrapa, tivemos oportunidades de obter cultivares de soja, milho, arroz, feijão, hortaliças e frutíferas altamente produtivas. Isto tem propiciado uma contribuição fantástica de nossa agricultura para o nosso Produto Interno Bruto.

 

 

Quarentena Vegetal

O Brasil, apesar de ser o maior detentor da diversidade biológica do mundo, é dependente de germoplasma para os programas de melhoramento genético vegetal. Assim como o Brasil, pode-se afirmar que nenhum país é auto-suficiente em recursos genéticos vegetais, ou seja, todos os povos são dependentes em maior ou menor grau de germoplasma exótico para a agropecuária. Germoplasma exótico significa genes oriundos de plantas não-nativas havendo a necessidade de introdução dos mesmos para a ampliação da base genética e criação de oportunidades para o aparecimento de novas raças.

Para que haja um intercâmbio seguro de germoplasma vegetal é essencial que pragas exóticas sejam excluídas dos produtos vegetais. Nesse contexto, a quarentena de pós-entrada torna-se uma estratégia importante para prevenir a introdução – entrada e estabelecimento – e dispersão de pragas que podem se tornar nocivas para a agropecuária e meio ambiente.

Quando um produto ou subproduto animal, vegetal ou microrganismo, é levado de uma região para outra sem os devidos cuidados sanitários ou fitossanitários adequados, ele pode conter pragas, doenças e toxinas que poderão se tornar pragas nocivas. Esses organismos invasores oportunistas podem tornar-se mais agressivos em áreas distantes de seus habitats naturais afetando de forma singular os diversos setores da economia, da saúde e da indústria. Eles causam danos a cultivos e pastagens, contaminam produtos da pós-colheita, envenenam animais domésticos, aumentam os custos de produção, desvalorizam as propriedades, afetam a saúde humana, levando também a gastos exorbitantes com tratamentos de saúde.

Como ocorre em outras regiões do mundo, no Brasil várias pragas foram introduzidas nas últimas décadas na agricultura. Exemplos destas introduções são: ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi), vassoura-de-bruxa (Crinipellis perniciosa), lagarta minadora-dos-citros (Phyllocnistis citrella), mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo B), mosca-negra dos citros (Aleurocanthus woglumi), mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), vespa-da-madeira (Sirex noctilio), pulgões do Pinus (Cinara pinivora e C. atlantica), "greening" – (Candidatus Liberibacter spp.), Sigatoka negra (Mycosphaerella fijiensis), nematóides das galhas (Meloidogyne mayaguensis), nematóide da soja (Heterodera glycines), vírus da tristeza dos citros, febre aftosa, entre outras.

Formulários

Para solicitar a importação, exportação ou trânsito interno de germoplasma, é preciso fazer o download do formulário correspondente, preenchê-lo e enviá-lo para o e-mail: cenargen.nig@embrapa.br . Para fazer o download dos formulários e obter mais informações, acesse a página: Operacionalização de Intercâmbio.

Contato

Sugestões para o aprimoramento das atividades e informações sobre Intercâmbio e Quarentena de Germoplasma Vegetal, podem ser feitas entrando em contato com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, das seguintes maneiras:

Endereço para correspondência

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
PqEB - Parque Estação Biológica - W5 Norte (final)
Brasília, DF - CEP: 70770-900
Caixa Postal: 02372

Telefone

(61) 3448-4680 / 4767

E-mail

cenargen.nig@embrapa.br