•  

    Cultivares de Uva e Porta-enxertos de Alta Sanidade

    A Embrapa tem buscado, nos últimos anos, potencializar o setor vitivinícola nacional a partir do fortalecimento do segmento viveirista. Dentre as ações de fortalecimento, está sendo transferido material básico de videira com alta sanidade, tanto das cultivares de domínio público como de cultivares protegidas. Cultivares de domínio público são aquelas que foram lançadas anteriormente à Lei de Proteção às Cultivares ou cujos direitos de proteção foram extintos ou cultivares cujo obtentor não manifestou interesse na proteção.

    Após anos de trabalho e depois de confirmada sua normalidade agronômica da cultivar, sua identidade genética e sua sanidade viral; foi solicitada sua inserção no Registro Nacional de Cultivares/MAPA, tendo a Embrapa como uma de suas mantenedoras. Em 2015, ocorreu o primeiro edital de comercialização do material vegetal para constituição de jardins clonais em viveiristas licenciados pela Embrapa.

Cultivares de uva para processamento desenvolvidas pela Embrapa Cultivares de uva para processamento desenvolvidas pela Embrapa

Cultivares de uva de mesa desenvolvidas pela Embrapa Cultivares de uva de mesa desenvolvidas pela Embrapa

  •  
    Uva de Mesa

    BRS Melodia

    Confira a página especial da BRS Melodia, com diversos conteúdos sobre esta saborosa uva de mesa lançada em 2019 pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil.

Cultivares de domínio público de qualidade fitossanitária superior Cultivares de domínio público de qualidade fitossanitária superior

Porta-enxertos de qualidade fitossanitária superior Porta-enxertos de qualidade fitossanitária superior

  •  
    Mudas de Qualidade Superior

    Viveiristas Licenciados

    A Embrapa Uva e Vinho vem fortalecendo o setor vitivinícola nacional, a partir dar  melhoria do material vegetal propagativo disponibilizado aos viticultores por meio de seus vivieiristas licenciados. Estes parceiros recebem material vegetativo com alto padrão de qualidade sanitário e, posteriormente, fazem a sua replicação e comercialização junto aos produtores. Uma muda de qualidade é o primeiro passo na construção de um vinhedo sadio e produtivo.